Ana Sofia Costa, utente do Centro de Apoio a Deficientes Profundos João Paulo II, foi uma das atletas que integrou a equipa portuguesa de boccia nos Jogos Paralímpicos, que decorreram entre 24 de Agosto e 05 de Setembro, em Tóquio, Japão.
Constituída por 10 atletas, cinco dos quais estreantes e os restantes cinco repetentes e alguns deles medalhados em edições anteriores dos jogos, Ana Sofia Costa foi uma das atletas estreantes. Participar nos Jogos Paralímpicos era um sonho para a atleta, que faz um balanço positivo da sua estreia no evento, mas admite que esperava mais em termos de resultados. “Estava à espera que fosse um bocadinho melhor, pelo menos a nível colectivo.
A nível individual não tanto, porque foi a primeira competição pós‑pandemia e foi a minha participação mais internacional”, refere a atleta.
Independentemente dos resultados e de todas as condicionantes provocadas pela pandemia da Covid‑19, Ana Sofia Costa diz ter aprendido “muito” com esta experiência, que vai ficar sempre na sua “memória”.
As memórias desta importante prestação e o percurso da Ana Sofia Costa estarão em destaque na edição da próxima sexta-feira, 24 de Setembro.