Os Jogos Paralímpicos Tóquio realizam-se entre 24 de Agosto e 5 de Setembro com a participação de 32 atletas portugueses nas oito modalidades em que houve lugar a apuramento – Atletismo, Boccia, Natação, Canoagem, Ciclismo, Judo, Equestre e Badminton.
Entre a elite nacional do desporto paralímpico, a representar Portugal na maior competição desportiva para pessoas com deficiência, entre cerca de 4.400 atletas de todo o mundo a competir nas diferentes modalidades, está a atleta de Boccia Ana Sofia Costa, atleta do Centro João Paulo II, que desta forma, conforme já tinha anunciado o Notícias de Fátima, cumpre o sonho de representar Portugal nos Jogos Paralímpicos. Segue para Tóquio com a sua parceira de competição Celina Gameiro, natural de Ourém.
Em declarações ao Notícias de Fátima, o treinador David Henriques diz sentir “um sentimento de muito orgulho pela participação da Ana Sofia e da Celina”, por ser “sinal de que todo o esforço e dedicação deram resultado”.
“Por outro lado, tenho também um sentimento de esperança e a certeza de que estaremos bem representados e que elas que vão dar tudo por Portugal”, refere David Henriques que termina: “Elas merecem esta oportunidade e esta experiência”.
Agendados para 2020, os Jogos Paralímpicos de Tóquio foram adiados, em consequência da pandemia que marcou o ano transacto, para 2021.