Na ocasião fez-se um minuto de silêncio em memória dos associados já falecidos e de um atleta falecido há dois anos, Armando Oliveira.
Seguiu-se a Gala do Cinquentenário, no restaurante Casalinho Farto, na Maxieira, em ambiente de confraternização e festa, em que de novo foram homenageados os fundadores e relembradas as muitas memórias do clube.
Esteve presente nas comemorações o presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Albuquerque, e também se juntou à festa o padre António Pereira, presidente da Direcção do Centro Desportivo de Fátima.
Bruno Dias, que preside à Direcção do GCDR Bairrense, recordou que ao longo deste ano foram realizadas algumas obras de melhoramento dos espaços da associação, nomeadamente, a pintura da fachada, o arranjo do espaço exterior junto do parque infantil e do de estacionamento e a casa da lenha. Nos balneários foi colocado tecto falso.
Um relvado sintético como presente
Em declarações ao Notícias de Fátima, Bruno Dias revela o sonho que gostava de ver concretizado para o CCDR Bairrense: “Gostávamos muito de ter aqui um campo de relvado sintético, mas é uma obra muito grande. Temos de ter o apoio da Câmara, da Junta, ou mesmo outros apoios, sozinhos é impossível”.
A associação conta atualmente mais de quatrocentos associados. No sector do Futebol o clube compete na Liga INATEL de Santarém, mas ao longo do ano dinamiza várias outras iniciativas de âmbito desportivo, cultural e social.
Bruno Dias sublinha as principais actividades realizadas ao longo deste ano que em breve termina: o Festival das Versas, prato típico da região, evento sempre realizado no início de cada ano; o Bairro Rock Fest, no Verão, que contou cerca de dois mil participantes; a Noite de Fados, em Outubro, em que participaram mais de 200 pessoas; a dinamização de uma tasquinha de “comes e bebes” no Castelo e outra na Feira de Santa Iria, entre outras festas e acções.
2020 inicia com Trail-Run
O “CS Design - Trail-Run de Ourém - Serra d`Aire”, inscrito no calendário nacional da modalidade, tem inscrições a decorrer e está agendado para 26 Janeiro de 2020. Costuma ter 700 atletas em competição. A prova é uma organização do GCDR Bairrense, com a parceria da ACR Outeiro das Matas, do BTT Clube dos Pinheiros e do Município de Ourém.
Há várias formas de participação: um Trail Curto com cerca de 15 km de extensão que irá percorrer o coração da Serra d`Aire; um Trail Longo, com cerca de 30 km, um Mini-Trail e a habitual caminhada, de ritmo livre, ambos numa extensão de 10 km.