Fez no dia 10 de Março um ano que as competições de futebol foram interrompidas para os mais jovens em Portugal. Desde essa data, o melhor que se conseguiu foram cinco meses de treinos com bastante condicionantes e que pouco se assemelham aos treinos habituais. A “fome” de futebol no fim do primeiro confinamento conduziu à esperança com o retomar dos treinos em Setembro e pode, agora, culminar no abandono de um número significativo de jovens no final deste segundo confinamento.
Há um ano, só na freguesia de Fátima, cerca de 500 jovens, entre os quatro e os dezanove anos, praticavam a modalidade distribuídos entre o CD Fátima e o Vasco da Gama. Quantos estarão de volta aos relvados em Abril?
Os coordenadores do futebol de formação dos clubes locais e o psicopedagogo Miguel Ferreira falaram com o Nuno Miguel Oliveira sobre os efeitos irreversíveis que a paragem pode significar.
Entretanto, o dia 19 de Abril é a data apontada no plano de desconfinamento para a retoma dos treinos colectivos, ainda que com bastantes restrições.
A reportagem está disponível na íntegra na edição de 1 de Abril de 2021