Há um novo espaço em Fátima dedicado ao karaté. Chama-se “Karaté-Do Shotokan” e é a concretização de um “sonho bem antigo” de Wagner Gruber. “Desde que comecei a treinar karaté, sempre tive vontade de chegar à faixa preta, abrir uma escola e passar os meus ensinamentos aos outros”, confessa o instrutor.
Wagner é natural do Brasil e decidiu mudar-se para Portugal com a família em 2019, já com o intuito de fundar uma escola de karaté. “Preparei-me, fiz todos os cursos que eram necessários para poder dar aulas”, recorda o treinador, que abriu o seu primeiro dojo junto ao ALDI, em Fátima. Quatro meses depois, “já tinha 50 alunos, estava tudo a correr bem, mas infelizmente” veio a Pandemia de Covid-19 e Wagner foi obrigado a encerrar o espaço.
Valeu-lhe a Casa do Povo de Fátima que lhe abriu as portas para continuar a dar aulas. “Eles abriram-me as portas, receberam-me muito bem e estive lá cerca de três anos e, agora, surgiu a oportunidade de reabrir o meu dojo, a minha escola… É o retorno do sonho”, afirma à margem da inauguração, que decorreu na terça-feira, 5 de Março, com a presença do Sensei Vítor.
Situado na Rua do Colégio de São Miguel, por trás do Continente, o novo espaço tem como “foco maior” o karaté, mas a ideia é alargá-lo a outras práticas, como o yoga e o pilates. “Estou a contactar alguns professores, para ver se consigo trazê-los para cá, porque acho que são duas disciplinas que ajudam bastante no fortalecimento do corpo”, explica o instrutor.
Leia a notícia completa na edição impressa do Noticias de Fátima no dia 15 de março de 2024.
Como colaborar | Notícias de Fátima (noticiasdefatima.pt)