Longe vai o tempo em que, na época de 1974/75, um grupo de jovens das localidades vizinhas Boleiros e Maxieira participa num torneio de futebol no Vale Alto e começa a idealizar a criação de uma equipa de futebol local.
O Vasco da Gama seria constituído como associação desportiva, recreativa e cultural em 1981. O nome da equipa acabaria por ser apadrinhado por dois emigrantes no Brasil, que oferecem o primeiro equipamento, o do clube brasileiro Vasco da Gama.
Em tempo de pandemia, no dia do 40º aniversário, a associação divulgou no seu perfil do facebook um vídeo no qual recordou os principais rostos, marcos e iniciativas das suas quatro décadas de história.
“Este ano, privados do afecto, do convívio e do abraço que sempre damos em torno do nosso emblema, não podemos, porém, esquecer aquele que é um dos dias mais importantes da nossa história, em que parabenizamos todos aqueles que fizeram, e fazem, do nosso Clube uma instituição respeitada, consciente do seu passado, firme no presente e de projecção para um futuro de ainda maior aprendizagem, crescimento e conquista”, pode ler-se na apresentação do filme.