A Assembleia Geral Eleitoral dos Órgãos Sociais para o mandato de 2020 a 2024, teve lugar a 10 de Abril e levou à reeleição da Direcção encabeçada por Dominic Cross. O Conselho de Arbitragem e o Disciplina também mantiveram os presidentes. As alterações em relação ao anterior mandato surgem no Conselho Fiscal, que passa a ser presidido por Floriano Tocha, e no Conselho de Justiça, que mantém o mesmo trio, mas agora com António Ferreira na presidência.
“O primeiro grande desafio no novo mandato é continuar a actividade da modalidade nos tempos de pandemia seguindo-se a expansão do xadrez nas escolas e no país”, refere a Direcção.
Os dois torneios em Fátima, de todos-contra-todos, envolveram 10 xadrezistas cada.
“No caso dos Torneios de Mestre e de Honra, o regresso tem um simbolismo ainda mais especial, pois a edição que estava para ser disputada em 2020 não se realizou, já que estas foram duas das 20 provas que tiveram de ser canceladas devido à pandemia do novo coronavírus”, refere a FPX.
Quanto a pódios, o xadrez nacional conta com um novo rei do Torneio de Mestres, José Francisco Veiga, jovem mestre FIDE da A.XAT Montemor-o-Novo (na fotografia).
Tiago Pina, da CXAE Filipa de Lencastre, foi o grande vencedor do Torneio Nacional de Honra.
Os resultados dos Torneios podem ser consultados directamente em https://fpx.pt/
Fotografias FPX: do vencedor do Torneio de Mestres | da Direcção reeleita