O debate e apresentação de ideias criativas e construtivas para solucionar problemas atuais, tendo por base as temáticas dos direitos humanos e do ambiente, foram o mote da Assembleia do SagradoMUN.
No Comité dos Direitos Humanos, os alunos refletiram sobre a problemática dos refugiados, que acorrem em massa aos países europeus em busca de uma vida digna e segura e sobre o acesso à educação de qualidade, como chave para o desenvolvimento dos países. No Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, os alunos espelharam a posição de alguns países, representados na ONU, no compromisso global de reduzir quer as emissões de CO 2 , quer os plásticos nos oceanos. Deste modo, a valorização da pessoa humana e da educação e a promoção de comportamentos que visem o respeito pela biodiversidade e pela sustentabilidade do planeta marcaram os trabalhos dos comités.
Assumindo a responsabilidade de representar justamente a soberania de cada país, os alunos souberam defender as cláusulas propostas como forma de mitigar os problemas em debate. Uma experiência significativa e marcante para os alunos do 9.º ano, que saíram mais conscientes da necessidade de agir em prol de um bem comum. E é um prol deste mundo mais justo, fraterno e sustentável que trabalhamos no Colégio. Este é o nosso propósito!
Eliana Oliveira
Professora de História