Como forma de agradecimento por todos estes anos dedicados pelo Padre Rodrigo ao colégio, professores, alunos e funcionários juntaram se na manhã de sexta-feira, 27 de Setembro, para simbolicamente o aplaudir. Nesta singela homenagem, estiveram ainda presentes alguns amigos e ex professores que se deslocaram como intuito de um obrigado pelo seu trabalho reconhecendo a sua grande virtude enquanto ser humano preocupado no bem de todos, preocupado na resolução efectiva e afável dos problemas, capaz de dar continuidade a projectos impares da escola assente em valores como a fé, a responsabilidade, a liberdade e respeito pelo próximo com um forte sentido de equilíbrio entre estes e o rigor académico.
O Externato de São Domingos também se juntou a todos e, juntamente com todos os delegados e sub delegados das turmas, em representação de todos os alunos, formaram um cordão humano onde aplaudiram e entregaram mensagens em justa homenagem. Os alunos do 10.º ano, que se encontravam em actividade de integração, formaram o número 50 ao som de uma canção, inspirada no Salmo 139, na belíssima voz da nossa aluna Catarina d’ Água.
Manuel Bento, director executivo e pedagógico, referiu que “foi com sentida alegria que a comunidade educativa se uniu nesta sentida homenagem ao Padre Rodrigo, figura incontornável da nossa escola, cujo projecto de vida sacerdotal, além da sua congregação, das suas paróquias, teve certamente o CEF como uma das suas ancoras e dos seus desígnios”.
Uma outra actividade inerente à dinâmica da escola é a Missa Solene de Abertura do Ano Lectivo. No dia 3 de Outubro, professores, alunos e funcionários deslocaram-se até ao Santuário de Fátima, num percurso controlado por duas turmas do ensino secundário regular e profissional sob o olhar atento da Guarda Nacional Republicana.
Para o CEF, o facto de comemorar os 50º ano do CEF associados aos 50º anos do sacerdócio do Padre Rodrigo, "fez com que este fosse um dos momentos mais ‘tocantes’ do ponto de vista emotivo que pudemos vivenciar neste percurso de 50 anos de CEF".
A reportagem completa está disponível na edição de 18 de outubro de 2019
(Fonte CEF)