Esta iniciativa que teve início há cerca de 3 anos com a realização de encontros virtuais entre os alunos das duas cidades congéneres, “tem constituído uma riquíssima oportunidade para a troca de conhecimento e colaboração mútua. Ambos os países partilham laços históricos profundos, o que torna esta parceria ainda mais significativa e promissora”, refere João Moura, presidente da AMO e mentor deste projecto.
“Quando visitei pela primeira vez Ourém do Pará, em 2018, deixei a promessa àqueles meninos de que um dia os iria trazer à minha terra. Fico muito feliz pela concretização desse objectivo”, acrescenta.
Esta colaboração é também motivada pela forte devoção desta comunidade a Nossa Senhora de Fátima, que inclusivamente alterou o nome de uma vila para o nome “Fátima”.
Ao longo de uma semana, alunos e professores tiveram a oportunidade de contactar com a realidade portuguesa e de difundir uma mensagem muito importante sobre a preservação do “pulmão do Mundo”, a Amazónia, de onde são oriundos (Belém do Pará vai receber no próximo ano a COP 30, a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima).
Leia a notícia completa na edição impressa do Noticias de Fátima no dia 12 de abril de 2024.
Como colaborar | Notícias de Fátima (noticiasdefatima.pt)