Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB
Home Entrevistas “A criatividade é uma ferramenta poderosa”

“A criatividade é uma ferramenta poderosa”

19-07-2024
Ao longo do questionário, Sofia Neves repete várias vezes a palavra “criatividade” e, na verdade, isso é o que não lhe falta. Deu uma nova vida à empresa de artigos religiosos dos pais com a criação da marca “Treze”, que é conhecida precisamente pela sua originalidade, leveza e jovialidade. A par da criatividade, Sofia preza valores como a honestidade, o sentido de humor, a força e a resiliência. Talvez seja por isso que não se deixe acomodar e, apesar de ter somado várias conquistas, acredita que “coisas boas estão por vir” e sente-se “curiosa e motivada a aprender mais”.

Notícias de Fátima (NF) - Qual é a sua ideia de felicidade plena?

Sofia Neves (SN) - Não acredito numa ideia de felicidade plena, menos num estado de felicidade pleno, acredito sim que a maioria de nós alcança o ponto alto de uma escala de felicidade de tempos a tempos, e isso não acontece com muita frequência e não dura muito tempo. São ocasiões geralmente fáceis de recordar, e que duram no máximo três meses... uma grande paixão, um grande sucesso, uma mudança na vida. Acredito nesta realidade. Prefiro perguntar-me antes “quão feliz sou?”, porque a felicidade é certamente algo mais do que responder a uma pergunta. Acredito que é algo sentido no coração, em todo o nosso corpo, que nos faz sentir bem, calmos, e ao mesmo tempo cheios de vida.

 

NF - Qual é o seu maior medo?

SN - Na sequência da pergunta anterior, não saber o quão feliz sou.

NF - Qual é a característica que mais detesta em si mesmo?

SN - Talvez a tendência à procrastinação?! Para mim, a procrastinação representa um desafio pessoal que estou comprometida em superar.

NF - Qual é a característica que mais detesta nos outros?

SN - Para mim, a honestidade é uma virtude fundamental. Acredito que ser honesto, mesmo quando é difícil, demonstra coragem e respeito pelos outros. Portanto, a característica que menos gosto nos outros é a desonestidade, pois ameaça a confiança, o respeito e a autenticidade que são essenciais para relações saudáveis.

 

Leia o questionário completo na edição de 19 de Julho de 2024. 

 

Como colaborar | Notícias de Fátima (noticiasdefatima.pt