Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB
Home Entrevistas “Fui sempre uma pessoa comedida”

“Fui sempre uma pessoa comedida”

09-08-2024
Além da mulher e dos filhos, Júlio Rosa tem mais dois amores: o desporto e a música. Como diz a conhecida canção de Marco Paulo, são dois amores que em nada são iguais, contudo tem-no acompanhado sempre: foi jogador de futebol, professor de Educação Física e treinador, fez parte de vários projectos musicais e sempre que sobe a um palco a sua voz não deixa ninguém indiferente.

 Notícias de Fátima (NF) - Qual é a sua ideia de felicidade plena?

Júlio Rosa (JR): Duvido que esse padrão exista como se de um patamar estável se tratasse.  A felicidade é um conceito dinâmico que depende de múltiplas variáveis extrínsecas que, muitas vezes, não controlamos. Assim, este conceito só existe em teoria e a teoria só tem valor se for a teoria de uma determinada prática. O que existe são momentos felizes. Logo, as pessoas serão tanto mais felizes quanto mais momentos de felicidade consigam viver.

NF - Qual é o seu maior medo?

JR - A real possibilidade de existir um conflito mundial que redunde num retrocesso civilizacional que comprometa o futuro dos nossos filhos.

NF - Qual é a característica que mais detesta em si mesmo?

JR – Teimosia.

NF - Qual é a característica que mais detesta nos outros?

JR - Falta de coerência.  Arrogância.

NF - Que pessoa viva mais admira?

JR - Admiro várias, consoante as áreas em que se notabilizam, mas sobretudo as que se dedicam à causa pública de forma desinteressada.  Por essa razão, não posso deixar de referir o Papa Francisco e o secretário-Geral da ONU, António Guterres.

 

Leia o questionário completo na edição de 09 de agosto de 2024.

 

Como colaborar | Notícias de Fátima (noticiasdefatima.pt)