O concelho de Ourém passou de 13 para 32 empresas distinguidas com o galardão PME Excelência 2018. Sendo ouriense, para si, é um orgulho verificar que houve um aumento tão significativo?
Sem dúvida! É um sinal claro do dinamismo do tecido empresarial de Ourém e da sua capacidade de resposta aos novos desafios que se colocam às empresas, daí a afirmação enquanto PME Excelência.
No seu entender, vale a pena investir no concelho de Ourém?
Claro que sim. O concelho de Ourém tem boas condições para acolher mais investimento. Apresenta uma comunidade empresarial diversificada e uma excelente localização. Os dados mais recentes disponíveis para concelho de Ourém são bastante positivos. O concelho apresenta uma taxa de variação de constituição de empresas da ordem dos 32% (2018/2017) que compara com 8% na região Centro e 13% para Portugal. No que se refere à variação do emprego (2017/2016), Ourém apresenta uma variação positiva superior a 6% (4% na zona Centro e 5% Portugal). Da mesma forma e para o mesmo período, são positivas as variações registadas para variáveis como o Volume de Negócios (16% Ourém, 8% Região Centro e 9% Portugal) e o VAB (18% Ourém, 9% Região Centro e 9% Portugal).
Quais são os pontos fortes do concelho?
A análise do perfil de atividade das empresas PME Excelência 2018 releva uma pluralidade de sectores de actividade, que vão desde o Turismo, presente sobretudo em Fátima, à Indústria, ao Comércio e à Construção, cujas as empresas estão distribuídas por todo o território do concelho. A esta realidade acresce o património histórico, cultural e religioso, que é um factor distintivo do concelho e que explica em parte o desempenho das empresas do sector do turismo. Por outro lado, tendo presente a sua localização no centro de Portugal, o concelho encontra-se numa posição estratégica a nível de acessibilidades e que são importantes para a atracção de investimento e de pessoas. A recente criação da StartUp Ourém é também uma boa iniciativa. É importante recordar, também, que Ourém é um dos concelhos do país que acolhe o Espaço Empresa, uma iniciativa em parceria com o Município de Ourém, na qual uma equipa que efetua um atendimento e acompanhamento personalizado às empresas e empresários, promovendo a competitividade e a internacionalização da economia local.
E os pontos fracos?
Penso que o mais importante é pensar que há ainda caminho a percorrer no apoio às empresas, aos empresários e aos jovens empreendedores. É preciso continuar a apoiar consolidação e crescimento das empresas sustentado. Penso que seria importante também melhor as acessibilidades ao norte do concelho.
Como é que olha para o futuro do concelho?
Com optimismo. Diria que há condições para aproveitar muitas das oportunidades que estão a emergir, valorizando novos empreendedores e novos negócios mas também reforçando a capacidade competitiva das principais empresas do concelho.
Quer deixar algum conselho aos empresários do concelho?
Mais do que conselhos gostava de deixar uma palavra de estímulo e grande apreço pela atividade que desenvolvem.
"Tem sido uma experiência muito positiva"
Deixou o IPLeiria para ir liderar o IAPMEI. Não se arrepende da decisão tomada?
Tem sido uma experiência muito positiva. Com muitos desafios, é certo, mas pessoalmente só poderia fazer um balanço positivo e reconhecer esta experiência como muito enriquecedora.Estamos numa fase de desenvolvimento e consolidação da equipa e das linhas atividade. Acredito que o próximo ano vai ser de grande exigência mas também de muitas oportunidades. Sei que posso contar com toda a equipa que integra o IAPMEI e todos os parceiros da envolvente empresarial, para melhorar a nossa atividade, contribuindo para respostas céleres e eficazes às necessidades das empresas.