Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB
Home Entrevistas “Chegámos a um momento em que a simpatia é considerada um sinal de fraqueza”

“Chegámos a um momento em que a simpatia é considerada um sinal de fraqueza”

10-10-2024
No mês em que se comemora o Dia Mundial da Música, desafiámos o professor e maestro Noé Gonçalves a responder ao conhecido “Questionário de Proust”, que aceitou prontamente o desafio. Numa resposta ao Questionário, confessa que tem dificuldade em dizer não. Talvez tenha sido por isso que acedeu ao nosso pedido. E ainda bem que o fez, pois ficámos a conhecer um pouco mais a sua personalidade, de uma forma informal e intimista.

Notícias de Fátima (NF) - Qual é a sua ideia de felicidade plena?

Noé Gonçalves (NG) – Não sei se alguém consegue ter a felicidade plena, mas talvez seja conseguirmos aceitar que as vicissitudes da vida fazem parte da nossa existência, talvez seja a melhor forma de conseguirmos viver tranquilos. No entanto, para mim não é possível [atingir a felicidade plena], e para a maioria das pessoas também não será. Se calhar, vamos coleccionando pequenos momentos de felicidade plena, muito curtos…

NF - Qual é o seu maior medo?

NG – Eu não tenho muitos medos. Acho que o meu maior medo é errar e com isso prejudicar os outros.

NF - Qual é a característica que mais detesta em si mesmo?

NG – É a ansiedade.

NF - Qual é a característica que mais detesta nos outros?

NG – Uma das características que me faz alguma confusão é a vaidade. Julgo que os portugueses vivem muito à custa da sua imagem. Em Portugal, dá-se muito mais valor àquilo que se veste, àquilo que se usa, àquilo que se conduz, em vez de se dar valor, por exemplo, ao que se sabe, ao que se conhece…

 

Leia a entrevista completa na edição de 11 de Outubro de 2024

 

Como colaborar | Notícias de Fátima (noticiasdefatima.pt)