10 princípios para a definição de objectivos
Quando procuramos obter resultados, na vida pessoal e profissional, é fundamental começar por definir objetivos. Esta é a primeira habilidade a ter em consideração, ainda que, por si só, não seja suficiente. Tal como sugere Cláudio Zanutim, no livro “Como construir objectivos & metas atingíveis”*, existem 10 princípios sobre a construção de objetivos que, à partida, garantem a sua concretização:
- Qualquer objectivo terá de ser atingível, ou seja, passível de ser concretizado. Os objectivos devem ser desafiadores, mas não impossíveis.
- É fundamental que qualquer objetivo seja coerente com a filosofia da empresa (no caso de objectivos corporativos) ou com a filosofia individual (no caso de objectivos pessoais).
- Ao definir um objectivo, tenha em consideração a relação entre os custos e os benefícios, entre as perdas e os ganhos, para que não se torne escravo dos seus objectivos.
- Perceba que, durante a concretização dos objectivos, não há erro, apenas feedback. Nesse processo construtivo, há unicamente um retorno que se materializa em aprendizagens.
- É fundamental que o objectivo seja motivador.
- No caso das empresas, é importante que os objectivos estejam definidos por ordem de importância. Priorize-os.
Leia a notícia completa na edição impressa do Noticias de Fátima no dia 10 de maio de 2024.
Como colaborar | Notícias de Fátima (noticiasdefatima.pt)
Últimas Opiniões de Miguel Ferreira
Miguel Ferreira
20 de dezembro, 2024
Miguel Ferreira
21 de novembro, 2024
Miguel Ferreira
7 de novembro, 2024
PUB