Todos nós já nos perguntámos: Porque é que algumas pessoas atingem os seus objectivos e outras não? Os múltiplos estudos realizados afunilam na direcção de uma resposta: as pessoas bem-sucedidas atingem os seus objectivos não simplesmente por causa de quem são, mas pelo que fazem.
1 - Seja específico. Quando define um objectivo, seja o mais específico possível. “Perder cinco quilos” é um objectivo melhor que “perder peso”, pois dá-lhe uma ideia clara e precisa do que seria o sucesso. Saber exactamente o que quer conquistar mantém-no motivado até que lá chegue.
2 - Aproveite o momento para se dedicar aos seus objectivos. Tendo em conta que a maioria de nós lida com muitos compromissos ao mesmo tempo, não é de surpreender que percamos, diariamente, hipóteses de fazer algo pelos nossos objectivos, apenas porque não os vemos. Para aproveitar o momento, decida antecipadamente quando e onde vai tomar a atitude que quer tomar. Novamente, seja o mais específico possível.
3 - Saiba exactamente quanto é que ainda falta para lá chegar. Atingir qualquer objectivo também requer uma monitorização honesta e regular do seu progresso – não por outras pessoas, mas por si mesmo. Se não souber ao certo o que está a fazer, não poderá ajustar os seus comportamentos ou as suas estratégicas da maneira certa. Avalie a sua evolução com frequência – semanalmente, ou mesmo diariamente, dependendo da meta pretendida.
4 - Seja um optimista realista. Quando define um objectivo, comprometa-se a ter pensamentos positivos em relação à probabilidade de atingi-lo. Acreditar na sua habilidade para alcançar o sucesso ajuda-o tremendamente a criar e manter a sua motivação. Não importa o que faça, não subestime o quão difícil pode ser atingir o seu objectivo. Os objectivos que valem a pena requerem tempo, planeamento, esforço e persistência.
5 - Foque-se em melhorar, ao invés de “em ser bom”. Acreditar que tem a habilidade para conquistar os seus objectivos é importante, mas acreditar que pode conquistar essa habilidade também é. Muitos de nós acreditam que a inteligência, personalidade e aptidões físicas são fixas – e não importa o que façamos, nunca iremos melhorar. Todavia, inúmeras pesquisas sugerem que todos os tipos de habilidades são profundamente maleáveis. Assimilar o facto de que se pode mudar, ajudá-lo-á a tomar melhores decisões e atingir o seu máximo potencial.
6 - Seja corajoso. A coragem é a força motriz que o levará a comprometer-se com objectivos a longo prazo e persistir diante das dificuldades. Para isso, será necessário esforço, planeamento, persistência e boas estratégias, pois é isto que garante o sucesso. Assimilar este conhecimento vai ajudá-lo a ver-se a si e ao objectivo com mais precisão, melhorando a sua coragem.
Leia a notícia completa na edição impressa do Noticias de Fátima no dia 28 de março de 2024.
Como colaborar | Notícias de Fátima (noticiasdefatima.pt)