O Agrupamento 682 Fátima participa com 50 crianças e jovens das várias secções e 10 dirigentes, quatro dos quais ao serviço deste grande projecto que “visa proporcionar grandes experiências de partilha e fraternidade”, explicam‑nos os participantes fatimenses.
Com o tema “Construtores do amanhã”, o ACANAC 2022 teve na cerimónia de abertura, a 1 de Agosto, a presença do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que condecorou o CNE e agradeceu aos escuteiros o serviço que prestam na “formação de construtores de Portugal”. Também presente na cerimónia de abertura, D. José Ornelas, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa e bispo de Leiria‑Fátima, em jeito de convite aos jovens, lembrou a realização em Portugal da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, daqui a um ano, referindo que será uma ocasião para viver “em fraternidade e em cola‑ boração” com jovens de todo o mundo. Do Vaticano chegou uma mensagem do Papa Francisco a destacar a “força poderosa” do movimento católico.
De acordo com a organização, além dos escuteiros portugueses, participam no ACANAC 2022 representantes escutistas de 24 países. No domingo, prometeu o presidente do município na sessão de abertura, os escuteiros vão levar para casa uma recordação de Idanha‑a‑Nova: uma melancia biológica produzida na região.