Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB
Home Sociedade Biblioteca dá a conhecer tradições do Carnaval português

Biblioteca dá a conhecer tradições do Carnaval português

Sociedade - 1 de fevereiro, 2024
Até 29 de Fevereiro, está patente, na Biblioteca Pública de Fátima, a exposição “Tradições de Carnaval em Portugal”. Constituída maioritariamente por fotografias, esta mostra procura “traduzir aquilo que são as tradições do Carnaval português, não tanto numa perspectiva de dimensão mediática ou afluência de participantes, mas antes evidenciar tradições, actuais ou do passado, que apresentam particularidades que as diferenciam e tornam genuinamente portuguesas”, explica o bibliotecário da instituição.

Luís Pires acrescenta ainda: “É evidente que o que está aqui tratado não esgota aquilo que é o Carnaval português, toda a diversidade de tradições que existem ou tenham existido em Portugal. São apenas exemplos da nossa riqueza e diversidade cultural. Pretende apenas dar uma pequenina abordagem do que foi e é o Carnaval tipicamente português”.

Por exemplo, é possível observar como era o Carnaval dos finais do século XIX/ XX, na grande Lisboa. “Era um Carnaval bastante sumptuoso em que as ruas se enchiam de pessoas e eram decoradas tal qual como no Natal. Havia um grande empenho a decorar as ruas, a população vinha em massa ver os cortejos e até os próprios reis participavam”.

Além disso, “tenta demonstrar as actividades que aconteciam durante esses festejos e nesses corsos”, adianta. E exemplifica: “Temos vários tipos de diversões, como as cegadas, as danças da luta, a dança da bica, acrobacias… Tudo isso fazia parte dessas festividades e desses festejos ao longo da Avenida da Liberdade, em Lisboa”.

 

 

Leia a notícia completa na edição impressa do Noticias de Fátima no dia 2 de fevereiro de 2024.

 

Como colaborar | Notícias de Fátima (noticiasdefatima.pt)

 

Mais Notícias Sociedade