O cartaz musical, os míticos carrosséis e carrinhos de choque, os produtos locais e os saberes e sabores tradicionais, foram muitos os motivos que atraíram os milhares de visitantes à Feira Nova de Santa Iria, que decorreu de 27 de Outubro a 01 de Novembro, no Parque da Cidade António Teixeira e no Centro Municipal de Exposições de Ourém.
Na inauguração, o presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Albuquerque, mostrou‑se satisfeito com mais uma edição desta “feira que é já uma tradição com mais de cem anos no nosso concelho e que, ano após ano, temos procurado manter viva”. Salientou ainda que o evento não é apenas um sucesso em termos de visitantes, é também uma celebração em torno dos produtos locais e do artesanato que atrai cada vez mais artesão e produtores locais.
A comprovar isso está o facto de o espaço disponível para os expositores ter esgotado “rapidamente”.
Presença assídua, o CRIF – Centro de Reabilitação e Inte‑ gração de Fátima não falhou na edição deste ano. Além de divulgar a instituição, é uma oportunidade de angariar verbas, através da venda de produtos criados pelos próprios utentes. Este ano, a aposta recaiu nas compostas e geleias.
Outra das novidades foi o “Cartão que nos une”, um projecto promovido pelo Município que visa dinamizar o comércio local. O acesso a é gratuito e o detentor poderá beneficiar de inúmeros descontos por cada compra realizada nas lojas aderentes. O presidente Luís Albuquerque foi o primeiro a aderir ao cartão e a testá‑lo na abertura do evento.