Numa acção concertada entre as várias distribuidoras, o filme estreia em França a 6 de outubro, em Portugal a 7 e no Brasil a 15 de outubro. Espanha tem marcado para estreia o dia 5 de dezembro.
Reitor do Santuário avalia Fátima como “obra de arte”
Na sua apreciação ao filme "Fátima", o reitor do Santuário de Fátima, começa por sublinhar que a instituição “congratula-se com todas as iniciativas e projetos independentes que veem na História e na Mensagem de Fátima lugar de criação artística”. Em concreto sobre este filme, o padre Carlos Cabecinhas refere: “Concebido como obra de arte, as opções estéticas de Marco Pontecorvo, realizador da longa-metragem, põem em relevo, de forma digna e íntegra, o comportamento de todos quantos se confrontaram com o acontecimento de Fátima”.
Sob o ponto de vista da mensagem, o reitor considera que “o filme Fátima mostra como é possível à humanidade acreditar na contínua intervenção divina no mundo contemporâneo em que vivemos”.
"Fátima" foi filmado em várias localidades portuguesas, nomeadamente em Coimbra, Fátima e Tomar e também na Tapada de Mafra. A banda sonora Gratia Plena é da autoria do compositor Paulo Buonvino com interpretação do tenor Andrea Bocelli. Com interpretações de Harvey Keitel, Sônia Braga, Goran Visnjic, Lúcia Moniz, Marco d’Almeida e Joaquim de Almeida, “Fátima” envolveu um total de 72 atores e 2500 figurantes. Chega finalmente às salas de cinema portuguesas a 7 de outubro.
Fotografia: Sônia Braga interpreta o papel da Irmã Lúcia adulta