Chama-se Joana Lopes e tem 22 anos. O seu interesse pela música surgiu aos 17 anos, quando estudava artes, no Centro de Estudos de Fátima. Na altura, já gostava de cantar, mas os pais não achavam "muita piada" ao facto de Joana enveredar pela vertente musical. Mas o seu interesse falou mais alto, os pais cederam, e a jovem inscreveu-se no curso profissional de guitarra, no Conservatório de Música e Artes do Centro. A sua história e a do seu talento estão em destaque na edição de 18 de Junho do Notícias de Fátima.
Já os Ahkorda são constituídos por Joana e Rafael Gomes, Daniel Pereira, Samuel Louro, José Andrade e João Salada. São todos jovens, com idades entre os 22 e os 31 anos, e residentes na zona de Leiria, Fátima e Ourém, à excepção de um elemento que vive em Lisboa.
Este fim de semana o que é mesmo importante é apoiar os Ahkorda, porque estão na semi-final do programa de talentos e querem ir mais longe. "Ganhar seria óptimo, até porque o prémio, apesar de ser um valor monetário, é também um contrato com uma discográfica, o que seria extraordinário", refere Joana. Porém, salienta que já foi "óptimo termos chegado aqui, porque já aparecemos, já demos a conhecer o nosso trabalho a Portugal inteiro, e estamos bastante contentes com isso, mas ambicionamos chegar mais longe". Levantando um bocadinho do véu, os Ahkorda revelam que vão levar um tema de um cantautor português. "É uma canção muito bonita!", salienta Joana.