A autora tem 62 anos, é professora e sempre gostou de escrever poesia. Não sabe como nem quando surgiu esta sua veia poética. As primeiras recordações levam-na para os tempos da escola primária, na Moita Redonda, de onde é natural. Era Primavera e ao ver a erva a mover-se devido ao vento soltou a frase poética “Ah, a erva está a dançar”, que suscitou algumas risadas entre os colegas. A sua professora primária – Milú Heleno - acreditava que ela iria longe e pedia-lhe frequentemente para ler as suas composições aos alunos do quinto e sexto ano.
Olhando para trás, Maria brinca afirmando que talvez não tenha tido um percurso brilhante, mas já correu mundo. Aos 16 anos entrou para um convento, na Suíça, onde permaneceu até aos 19 anos. Rumou até Angola, onde conheceu aquele que viria a ser o seu marido. Casou e foi viver para a Bósnia-Herzegovina, a terra natal do seu marido e aí permaneceu até eclodir a guerra. Regressou à sua terra natal.
Aos 38 anos regressou aos bancos da escola e concluiu o ensino secundário, que lhe deu o passaporte para ingressar no ensino superior. Tirou o curso de Professores do Ensino Básico – 1.º Ciclo.
Leia a notícia completa na edição impressa do Noticias de Fátima no dia 19 de janeiro de 2024.
Como colaborar | Notícias de Fátima (noticiasdefatima.pt)