O gosto pelo desenho e pintura já vem do tempo em que convivia com o seu avô Serafim Assunção. “Este meu avô tinha uma serralharia onde produzia máquinas para a indústria, muitas delas, inventadas por ele, onde incorporava muitos conhecimentos de engenharia e sistemas pneumáticos e óleo‑hidráulicos. Gostava de o ver desenhar as peças e de acompanhar a sua produção. Muitas vezes, ao fim de semana, no torno da sua serralharia, juntamente com os seus netos, criava peças em madeira que depois de montadas, como peças de lego, davam lugar a bonitos brinquedos”, começa por explicar, acrescentando depois: “Gosto de pintar sem qualquer pretensão ou preocupação em transmitir algo. O que pinto traduz a forma como sinto e vejo a realidade que me rodeia”. Salienta, no entanto, que, para ele, “a pintura deve ser bela”.
A reportagem completa sobre esta faceta mais desconhecida de Serafim Assunção e Costa foi disponibilizada na edição de 16 de Abril de 2021.
Quanto à exposição de pintura, intitulada "Fragmentos e Emoções", estará patente até 21 de Junho no Posto de Turismo de Fátima, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 13h00 e entre as 14h00 e as 17h00.
Imagens: Dois quadros do autor: "A Feira" (imagem recortada) e "Moinhos da Fazarga" + o cartaz da exposição no Posto de Turismo, com o quadro "A Feira" (CMO)