A história da Europa, e particularmente de Portugal, apresenta, desde a idade média, uma componente Religiosa de grande intensidade. Alguns destes lugares oferecem, hoje, uma imagem do passado que merece ser visitado e que continuam a ser lugares de particular interesse Religioso. Outros permanecem muito vivos entre os Católicos de todo o mundo, onde os mesmos procuram uma experiência espiritual única, sendo considerados destinos actuais de Peregrinação.
Fátima representa hoje um dos principais destinos de Peregrinação Católica do mundo, recebendo uma média de 6 milhões de turistas por ano, sendo o Santuário Mariano mais visitado da Europa e terceiro mais visitado do mundo.Esta movimentação gera um impacto económico e social significativo na comunidade local, em particular, mas também nacional, no geral, impulsionando a criação de postos de trabalho, receitas e desenvolvimento de infra‑estruturas, bem como oportunidades para a troca cultural e interacção entre peregrinos e residentes locais, colocando assim Fátima como uma importante âncora para o Turismo Nacional.
Contudo, os desafios continuam a existir: A enorme sazonalidade, a duração da estadia média, e o desconhecimento de possíveis extensões são alguns dos reptos pelos quais temos passado ao longo dos tempos. Cabe‑nos a nós, intervenientes directos desta actividade, conhecer as complexidades e necessidades do mercado enquanto promovemos o nosso produto; cabe à Região de Turismo assumir Fátima como principal motor turístico da região; e cabe, também, ao município que reconheça o turismo como a grande actividade económica do concelho.
O Movimento Fátima entende, assim, que a elevação da freguesia de Fátima a concelho poderá contribuir não só para o posicionamento da marca Fátima no mundo, mas também para uma maior proximidade com os intervenientes directos desta actividade.