O angioedema é o inchaço de zonas finas da pele (exemplo: lábios, testículos, olhos) que por vezes é tão intenso que provoca deformação da cara ou do órgão envolvido.
Isto acontece quando o organismo liberta mediadores que induzem a dilatação dos vasos sanguíneos da pele e vai levar a saída de líquido plasmático para o tecido extravascular. Pode acontecer de forma aguda ou recorrentemente, podendo durar horas a alguns dias. Na maioria dos casos não se conhece a causa (excepcionalmente pode ser causado por medicamentos), podendo até ser de causa genética em que, neste caso, algumas circunstâncias da vida podem desencadear crises destas queixas (depois de traumatismos, de intervenções cirúrgicas, tratamentos dentários, situações de stress ou pouco descanso).
Não é um problema contagioso e o seu diagnóstico é clínico, com observação do médico e podendo ser feitas análises.
As complicações estão dependentes do local onde o angioedema ocorre, como por exemplo se ocorrer na língua ou glote que pode levar a falta de ar. Na maior parte das situações não tem cura (só quando é de origem em fármacos), e o tratamento é no intuito de aliviar os sintomas: anti-histamínicos, e corticóides, podendo ser usados outros tratamento se situações mais especificas.
Trata-se de uma situação que incomoda, interfere com a vida quotidiana e pode mesmo provocar ansiedade no doente, que muitas vezes “desespera” por não entender a causa e o não saber quando estes episódios podem ocorrer.
Estar atento, procurar o médico e a serenidade possível!