O fígado é um órgão do nosso sistema digestivo que tem como principais funções a sua participação na digestão, a produção e armazenamento de substâncias essenciais ao organismo e na sua desintoxicação.
A hepatite é a inflamação do fígado causada por infecções virais, por motivo de doença auto-imune (quando existe uma falha no sistema imunitário do individuo e o organismo produz erradamente anticorpos contra o próprio fígado) ou tóxica podendo ser secundária a intoxicações, drogas, toxinas ou álcool.
Existem cinco tipos de hepatite – A, B, C, D e E. Cada uma é provocada por um vírus diferente sendo a A uma doença aguda a curto prazo enquanto a B, C e D têm maior probabilidade de se tornarem crónicas. A E é geralmente aguda e mais grave se numa mulher gravida.
A hepatite A é transmitida pelo consumo de alimentos ou água contaminados por fezes de uma pessoa infectada por este vírus. Normalmente surge na infância ou no adulto jovem, é autolimitada e não evolui para doença crónica. Existe uma vacina que se recomenda para pessoas que viajam para países onde a doença é comum.
A hepatite B é transmitida através do contacto com fluidos corporais infectados como sangue, secreções vaginais ou esperma que contenham este vírus. O uso de drogas injectáveis com uso de material infectado, a relação sexual e partilha de objectos cortantes com este vírus aumenta o risco da sua contaminação.
Leia a notícia completa na edição impressa do Noticias de Fátima no dia 10 de maio de 2024.
Como colaborar | Notícias de Fátima (noticiasdefatima.pt)