Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Helena Barroso

8 de agosto, 2022

Síndrome do Pensamento Acelerado

Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) é uma alteração onde a mente fica repleta de pensamentos sempre que a pessoa está acordada o que dificulta a concentração, aumenta a ansiedade e vai desgastando a saúde física e mental.

 

Trata‑se de um transtorno de ansiedade muito prejudicial que dificulta o desenvolvimento de capacidades que são essenciais para o ser humano, ocasionando perda de energia que pode dificultar a criatividade, a reflexão e diminuir a memória.

 

De forma sucinta, os sintomas são: dificuldade de atenção e concentração; dificuldade em relaxar e desacelerar os pensamentos; falta de memória; mudança de humor repentina; irritabilidade; cansaço mental que provoca cansaço físico; sofrimento por antecipação; má qualidade do sono; inquietação permanente e intolerância ao ser contrariado.

 

Atinge crianças, adolescentes e adultos, estando em parte relacionado com a forma como, também, as informações nos chegam minuto a minuto sendo cada vez mais difícil ter controle: excesso de informação, excesso de exigência em termos de trabalho intelectual, uso digital e tecnológico, a “enxurrada” de actualizações e notícias… O tratamento passa por um acompanhamento psicológico e psiquiátrico.

 

O psicólogo ajuda no entendimento dos pensamentos, dos sentimentos e dos comportamentos, possibilitando reflexões que resultam num controle emocional e numa mente mais organizada. O psiquiatra pode prescrever medicação que ajuda na redução da ansiedade e da tensão.

 

Algumas “dicas” que podem ajudar:

• Evite o excesso de tarefas, procurando fazer pausas durante o estudo ou trabalho;

• Pratique actividade física, manter o corpo em movimento faz o cérebro relaxar e evita o excesso de pensamentos. Quando nos exercitamos, o nosso cérebro liberta hormonas que provocam bem‑estar e prazer;

• Mantenha a calma, a meditação pode ser uma boa estratégia. Também pode ouvir música e ler livros que ajudam no controle da ansiedade;

• Não estar, permanentemente, nas redes sociais para evitar o excesso de informação e de estímulos para a mente. Não sendo fácil, para o próprio e para a família viver com esta síndrome, o apoio dos mais próximos é fundamental no apoio ao compreender e ao ajudar no controle dos pensamentos e das emoções.

Últimas Opiniões de Helena Barroso