A ovulação ocorre, aproximadamente, a meio do teu ciclo menstrual, embora a duração do ciclo possa variar de mulher para mulher. Durante este processo, o teu folículo dominante liberta um óvulo que viaja pela trompa de Falópio em direcção ao útero. Se o óvulo for fertilizado por um espermatozóide durante esta viagem, a concepção ocorre. Portanto, se queres engravidar, consegues perceber a importância de saberes quando ovulas. Mas qual é a mais valia se não queres engravidar?
Saber se e quando ovulas/ovulaste permite-te:
- identificar a tua janela fértil, ou seja, os dias em que a probabilidade de engravidares é maior: queres engravidar? Então “disfruta” deste período! Não queres engravidar? Abstém-te de relações ou toma as devidas precauções durante este período.
- prever quando a próxima menstruação vai ocorrer.
- conhecer o teu ciclo menstrual, perceber em que fase do ciclo estás e a sua duração: tens ciclos mais curtos ou mais longos? Costumas ter ciclos mais curtos e a ovulação ainda não aconteceu (“está atrasada”)? Olha para o teu dia-a-dia, algo precisa da tua atenção para que a ovulação aconteça. E tu que queres engravidar, será que a tua fase lútea tem a duração suficiente?
- monitorizar a tua saúde reprodutiva: padrões irregulares de ovulação podem indicar a presença de outras doenças, como síndrome dos ovários policísticos ou disfunções hormonais.
Queres evitar uma gravidez, queres engravidar, ou queres simplesmente conhecer o teu ciclo e conectar com o teu corpo, então, a ovulação é um aspecto essencial!
Como colaborar | Notícias de Fátima (noticiasdefatima.pt)