Natal aproxima‐se a passos largos, e para muitos, isso significa fugir da rotina e dos hábitos saudáveis. Os jantares de Natal com a família, amigos e colegas de trabalho começam a aproximar‐se, e à medida que começas a preparar algumas das receitas favoritas da tua família e amigos é importante pensares sobre aquilo que colocas no teu corpo.
Lembra‐te que estes inputs têm um impacto gigante no teu intestino e na tua saúde em geral:
• Alimentação: durante as épocas festivas somos tentados por uma variedade de pratos e doces saborosos, muitos deles altamente processados. Não defendo a privação, principalmente nesta época do ano, contudo é importante existir equilíbrio. Consumir demasiados alimentos processados e ricos em açúcar diminui a quantidade de bactérias boas no teu intestino, as quais são fundamentais para o equilíbrio de diversas funções biológicas no teu corpo (como produção de vitaminas; digestão; protecção contra agentes patogénicos; alteração de humor, etc.)
• Consumo de álcool: À medida que o calendário social se enche, poderás ser tentado a beber mais durante a semana, o que pode levar à desidra‐ tação, obstipação, ou algum desconforto abdominal devido à inflamação.
• Ambiente: Entre viagens, jantares, festas, falta de exercício e perturbações do sono, o nosso intestino pode ficar confuso, levando a desconforto digestivo e a alterações na motilidade intestinal.
Portanto, encontra o equilíbrio no meio da loucura das festas para manteres o teu intestino forte e saudável, e consequentemente todo o teu organismo. Se quiseres saber qual o maior aliado do meu intestino durante o Inverno e as épocas festivas, entra em contacto comigo através do email ou das redes sociais.