A pandemia mudou drasticamente o mundo do fitness. O isolamento, o distanciamento social e o tele-trabalho interromperam a rotina de muitas pessoas por mais de um ano, sem mencionar o fácil acesso ao frigorífico. Todos estes desafios explicam o aumento do uso de aplicativos para melhorar o nosso bem-estar mental e emocional ao longo dos últimos anos de pandemia. O que podemos fazer?
Retomar o exercício físico! Com muitos benefícios, incluindo a melhoria da nossa saúde mental, o exercício não se trata apenas de habilidades aeróbicas e massa muscular. Sim, o exercício pode melhorar a saúde física e a aparência, aumentar a actividade sexual e até mesmo prolongar a esperança de vida, mas a maioria das pessoas não se sente inspirada a permanecer activa por causa disso.
As pessoas que se exercitam constantemente relatam uma enorme sensação de bem-estar, produtividade no trabalho, sono de melhor qualidade e melhor humor. O exercício ajuda o nosso corpo a liberar endorfinas e aumentar os níveis de serotonina, as hormonas da felicidade. Quanto mais nos exercitamos, mais endorfinas e serotoninas são libertadas.
A Associação Americana do Coração recomenda 150 minutos de exercício e pelo menos duas sessões de treino de força por semana, ou seja, 30 minutos por dia, cinco vezes por semana.
Como começar? Começa por fazer mudanças que sejam sustentáveis a longo prazo, ou seja, dividir os teus objectivos em passos mais pequenos e realizáveis. Se a meta é caminhar 30 minutos no parque, começa com 5 minutos, depois 10, depois 15...até que se torne mais fácil dedicar 30 minutos. Objectivos pequenos e incrementais são cruciais para o sucesso!