Quando pensamos em Saúde, Comida ou Dieta são duas palavras que nos vêm imediatamente à cabeça. Afinal, o que comemos desempenha um papel enorme na forma como nos sentimos e no funcionamento do nosso corpo.
Em Nutrição Integrativa, acreditamos que há mais fatores que promovem uma dieta saudável, e não apenas os alimentos que colocamos no nosso corpo (alimentação secundária). Mudar simplesmente de dieta pode não ser suficiente para nos sentirmos na nossa melhor versão, se outras áreas da nossa vida estiverem em desequilíbrio. Podemos comer couve todos os dias e ir ao ginásio todas as noites, mas se estivermos presos a um trabalho que não nos faça feliz ou a relações tóxicas, então simplesmente não nos vamos sentir verdadeiramente saudáveis e felizes.
É por isso que um dos conceitos centrais da Saúde Holística é chamado de Alimentação Primária, e não é tão comestível como parece! Quando se é nutrido e feliz nas formas que verdadeiramente importam, a comida torna-se secundária. Relações saudáveis, atividade física regular, uma carreira gratificante e uma prática espiritual podem preencher a nossa alma e satisfazer a nossa fome de vida. Quando a alimentação primária é equilibrada, a vida alimenta-nos, tornando secundário o que comemos.
O equilíbrio holístico está no centro da Medicina Integrativa e é o que torna possível o bem-estar mente-corpo por inteiro! Durante as próximas semanas desafio-vos a avaliar a vossa alimentação primária.