Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Joana Oliveira

26 de abril, 2024

Conversas Holísticas – O que precisas de saber sobre o Ciclo Menstrual?

O ciclo menstrual é uma dança hormonal super sincronizada entre o cérebro, ovários e útero. Esta dança ocorre todos os meses, preparando o corpo para a possibilidade de uma gravidez.

  1. Menstruação: marca o início do ciclo menstrual. Esta fase é caracterizada pela descamação do revestimento uterino, o que resulta no sangramento menstrual que vemos no início do ciclo. Esta fase dura cerca de 3 a 7 dias, embora sejam comuns variações individuais.
  2. Fase Folicular: inicia-se após a menstruação. Nesta fase, a glândula pituitária no cérebro liberta a hormona folículo-estimulante (FSH) que estimula os ovários a produzir folículos. Estes folículos contêm óvulos imaturos que à medida que se desenvolvem libertam estrogénio, o que engrossa o revestimento uterino em preparação para uma potencial gravidez. A duração desta fase é variável e termina quando a ovulação acontece.
  3. Ovulação: ocorre, normalmente, a meio do teu ciclo menstrual quando um óvulo maduro é libertado do folículo dominante de um dos teus ovários. A ovulação é desencadeada por um aumento da hormona luteinizante (LH) no teu cérebro, que provoca a ruptura do folículo dominante e a libertação do óvulo para a trompa de Falópio, onde pode ser fertilizado por um espermatozóide.
  4. Fase Lútea: inicia-se após a ovulação. Nesta fase, o folículo que libertou o óvulo transforma-se numa estrutura chamada corpo lúteo. O corpo lúteo produz progesterona, uma hormona que ajuda a manter o revestimento uterino e a suportar uma potencial gravidez. Se a fertilização não ocorrer, o corpo lúteo desintegra-se, os níveis de progesterona caem e o ciclo menstrual recomeça com a menstruação. A duração desta fase é, normalmente, fixa e dura cerca de 10 a 14 dias, sendo que algumas mulheres podem registar variações.

 

 

Como colaborar | Notícias de Fátima (noticiasdefatima.pt)

Últimas Opiniões de Joana Oliveira