Mudar a forma como pensamos pode ter um efeito profundo na forma como nos sentimos e no nosso bem‑estar geral. A Gratidão funciona através do envolvimento de emoções positivas que têm benefícios físicos directos na nossa saúde e alteram a forma como percebemos e interpretamos o nosso dia‑a‑dia. A investigação mostra que a prática da gratidão está associada a níveis mais elevados de felicidade.
A gratidão faz‑nos sentir bem, permite‑nos ter melhores experiências emocionais, melhora a nossa saúde e permite‑nos construir relações mais fortes.
Estudos demonstraram que a gratidão pode diminuir a pressão arterial, fortalecer o nosso sistema imunitário (sistema de defesa do nosso organismo), e também diminuir o cortisol (hormona do stress). Além disso, ajuda a reduzir os sintomas de depressão, melhorando o nosso estado de espírito.
A área do cérebro associada à gratidão faz parte das redes neurais ativadas quando sentimos prazer. Esta região está ligada à parte do cérebro responsável pela regulação emocional básica, como o ritmo cardíaco e os níveis de excitação. Está associada ao alívio do stress e da dor. A gratidão melhora também a qualidade do sono e aumenta a sua duração. Lembra‑te que o sono é pilar fundamental para uma boa saúde, pelo que é crucial ter uma rotina noturna saudável e uma boa higiene do sono.
Começa já hoje a praticar a Gratidão – antes de ires dormir, escreve no teu diário de gratidão 3 a 5 coisas do teu dia pelas quais estás grato. Verás a tua vida melhorar de forma exponencial e a todos os níveis!