«6. Retomados os trabalhos no dia 28, às 21,30h e considerando os interesses locais da freguesia, com base nos princípios puramente democráticos, procedeu-se à votação por escrutínio secreto da Comissão Administrativa da Junta de Freguesia, que ficou constituída pelos senhores:
Luís Vieira Marques
António da Conceição Carreira
Acácio Vieira da Silva
Entusiasticamente aplaudidos pelo povo de Fátima os eleitos dirigindo-se ao povo prometeram trabalhar para o engrandecimento de Fátima pedindo a ajuda de todos os fatimenses para isso.
A mesa para o escrutínio foi composta pelas mesmas pessoas do dia 27.
7. Seguidamente o sr. João Carvalho de Matos leu a seguinte informação à Assembleia plenária do povo da freguesia de Fátima: para orientação segura do caminho que o povo de Fátima terá de seguir nas circunstâncias actuais, quanto à sua posição perante qualquer comissão administrativa da C. M. de V.N.O., deslocaram-se hoje, dia 28 de Maio, a Tomar, os srs. João Carvalho de Matos e Joaquim dos Reis, que tendo sido recebidos no Quartel General pelos srs. major Caldas e capitão Cipriano, em representação da J.S.N., foram informados do seguinte:
A) Será uma comissão formada por:
1 representante da Região Militar (J.S.N.)
1 representante do R.I. (Tomar)
1 delegado do Governo (Secretário do Governo Civil de Santarém) que virá ao nosso concelho para organizar a Comissão Administrativa da C.M.
B) – Esta Comissão entrará em contacto dentro de dias (talvez ainda esta semana) com os representantes já eleitos pelo povo.
C) – Os srs. Oficiais esclareceram que será preocupação desta Comissão organizadora seleccionar representantes das várias correntes políticas, dando a entender que não serão aceites representantes de uma só corrente política.
D) – Os dois representantes da freguesia de Fátima descreveram aos srs. oficiais a forma como o povo de Fátima havia procedido à sua eleição, tendo estes dito que se tinha feito com legalidade e dentro do espírito verdadeiramente democrático. Os nomes dos srs. João Carvalho de Matos e Joaquim dos Reis ficaram registados pelos srs. Major Caldas e capitão Cipriano.
Regista-se com verdadeiro agrado a forma esclarecedora e acolhedora como os dois representantes da freguesia de Fátima foram tratados, propondo-se à Assembleia plenária um voto de confiança e adesão aos princípios do Movimento das Forças Armadas.
Leia a notícia completa na edição impressa do Noticias de Fátima no dia 26 de abril de 2024.
Como colaborar | Notícias de Fátima (noticiasdefatima.pt)