Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

José Poças

9 de maio, 2024

O 25 de Abril de 1974, Vila Nova de Ourém e a reivindicação de Fátima (Parte IV)

Na primeira página da edição de 13 de Junho de 1974 do jornal   Ourém e o seu Concelho, podia ler-se que

 

“Pela Comissão Organizadora, formada pelo Coronel Batista Ferro, Major Barbosa Pereira e por um delegado do Governo Civil, Avelino Mendes de Oliveira, foi apresentada a Comissão Administrativa que ficará à frente dos destinos do Concelho e que é formada pelos seguintes elementos:

Presidente – Tenente-Coronel José dos Reis Rodrigues, de V. N. de Ourém. Vogais – Joaquim Marcelino Espada, de V. N. de Ourém; Armando José Leitão Pereira, de V. N. de Ourém; Abílio Gonçalves Figueiredo, de Freixianda e Joaquim dos Reis, de Fátima.

 

Esta apresentação acabou de vez com as pretensões dos fatimenses de terem dois representantes na Comissão concelhia. Para além disso, foi escolhido Joaquim dos Reis e não João Carvalho de Matos, que tinha sido o mais votado na reunião realizada na sede de freguesia.

Também não foi seguida a proposta da nova Junta de Freguesia ser composta por Luís Vieira Marques, António da Conceição Carreira e Acácio Vieira da Silva. Na acta da Junta de Fátima, de 24 de Novembro de 1974, pode ler-se que “compareceram os senhores Luís Vieira Marques, casado, residente na sede desta freguesia, Joaquim Pereira das Neves, casado, residente em Chã e António Vieira dos Santos, casado, residente em Boleiros, e declararam que por ordens superiores foram nomeadas todas as Juntas de freguesia do distrito de Santarém e outras e substituídas por Comissões Administrativas, sendo estas substituídas por estes senhores atraz referidos, sendo o Presidente da mesma Comissão o senhor Luís Vieira Marques, o senhor Joaquim Pereira das Neves toma conta do tesouro da Junta , o senhor António Vieira dos Santos, vogal secretário”.

Mais uma vez o poder político de Vila Nova de Ourém continuava a impor a sua vontade, independentemente das reivindicações dos fatimenses.

Entretanto, o concelho de Vila Nova de Ourém é percorrido pelas principais forças políticas, que organizam comícios e sessões de esclarecimento, com vista às primeiras eleições livres, que se irão realizar no dia 25 de Abril de 1975. 

 

 

Leia a notícia completa na edição impressa do Noticias de Fátima no dia 10 de maio de 2024.

Como colaborar | Notícias de Fátima (noticiasdefatima.pt)

Últimas Opiniões de José Poças