Há uma velha frase muito usada que refere “que o futuro se constrói hoje”. A fazer fé nesta afirmação, a vida da nossa cidade e da nossa freguesia também passa por estas comemorações dos 25 anos de elevação a cidade.
Para isso é necessário percebermos o nosso passado comum, o que nos foi unindo, o que foi permitindo que crescêssemos e nos fossemos afirmando cada vez mais a nível concelhio, regional e até nacional.
É fundamental mostrarmos que somos capazes de nos unir em torno de projectos que promovam Fátima, não só no presente, mas também a pensar no nosso futuro. E se é importante a criação do concelho, este não pode ser um acto de pronunciamentos mais ou menos voluntariosos ou de egos inflamados, mas sim devidamente estruturado, à volta de uma bandeira comum, aprendendo com os erros do passado. Até porque o velho ditado “dividir para reinar” infelizmente ainda existe e pode destruir este almejado sonho da grande maioria dos fatimenses.
Por enquanto, as preocupações estão centradas na celebração condigna dos 25 anos de elevação de Fátima a cidade. Mostrar o que somos, a nossa realidade e discutir o que poderá ser o futuro de Fátima. É por isso que estes eventos devem servir para mostrarmos o nosso dinamismo, a nossa cultura, a dinâmica das nossas associações.
Na próxima Terça Feira, dia 20 será apresentado o programa oficial dos 25 eventos que se irão realizar ao longo do ano e que, esperamos, tenham uma forte participação dos fatimenses. Se nos temos queixado (e bem) do relativo abandono, sobretudo a nível cultural, é tempo de mostrarmos a nossa união, participando nos eventos que se realizam na nossa terra. Relembro que neste momento a Junta está a recolher o contributo fotográfico dos hoteleiros e comerciantes, para a exposição a realizar no turismo.
A programação foi feita tendo como objectivo a futura criação de um calendário anual de eventos que atraiam pessoas, que os fixem mais de um dia em Fátima, que promovam a nossa cidade e a nossa freguesia.
As entradas da cidade já estão devidamente assinaladas com bandeiras lembrando as comemorações dos 25 anos de cidade. Em plena auto-estrada há um grande painel publicitário a evocar este quarto de século e a partir de terça-feira, dia 20 de Março, será também disponibilizado um novo site, www.cidadefatima.com, bem como estará disponível nas redes sociais (Facebook e Instagram), onde serão divulgados todos os eventos.
Por último, mas não menos importante, falar de desenvolvimento económico e cultural é falar também dos laços históricos mais profundos que nos unem às populações de S. Mamede, Santa Catarina da Serra, Nossa Senhora das Misericórdias e Atouguia. Foram criados laços de diálogo, cooperação e reflexão com os presidentes das Assembleias das Juntas acima referidas, que irão participar em vários eventos, aumentando assim a dinâmica e grandeza destas comemorações.
Toda esta programação só fará sentido se os fatimenses colaborarem e perceberem que estas são as SUAS comemorações dos 25 anos de Fátima.