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Miguel Ferreira

7 de outubro, 2022

A arte de motivar pessoas

Quando abordamos a questão da motivação, referimo-nos a um comportamento causado por uma necessidade percebida. Satisfeita uma necessidade, surge outra no seu lugar, e assim sucessivamente. Os indivíduos precisam de satisfazer as necessidades para se sentirem motivados e, desta forma, alcançarem os seus objectivos. Neste contexto, a motivação é algo interno a cada pessoa. É o motivo pelo qual cada um de nós reconhece o que o impulsiona ou impele a gerar acção.

Dito isto, e tendo como referência algumas empresas com as quais tenho vindo a colaborar, é frequente encontrar problemas relacionados com a falta de motivação, sendo que alguns dos principais motivos para que esta situação ocorra são:

1. Ausência de estímulos no ambiente organizacional que entusiasme os seus funcionários;

2. O ambiente organizacional apenas é visto como um local de troca: tempo versus dinheiro;

3. Falta de incentivo por parte da gestão; 

4. Gestores vêem os seus colaboradores como peças passíveis de troca em qualquer altura;

5. Falta de preocupação com os aspectos de segurança e bem-estar;

6. Uso de técnicas de coerção, por parte da gestão, criando um ambiente nefasto, onde o respeito está associado ao medo e não à competência;

7. Falta de investimento na formação / treino de competências;

8. Centralização das tarefas. 

 

Após uma análise mais detalhada em torno destes factores, percebe-se que o grande desafio que se coloca aos líderes é deixar de considerar os colaboradores como recursos, passando a olhá-los como parceiros activos que criam e transformam. Neste sentido, e por forma a criar ambientes mais saudáveis nas empresas, os líderes devem considerar os seguintes aspectos:

1. Motivação e envolvimento das pessoas na procura de resultados;

2. Sensibilização dos colaboradores (individualmente e/ ou em equipas) para a ação alinhada com a missão, visão e objectivos estratégicos;

3. Valorização do conhecimento, da criatividade, da inovação e do talento. As pessoas precisam de uma liderança assertiva, forte e motivadora. Precisam de apoio, empatia e, sobretudo, de um líder sintonizado com as necessidades e emoções da equipa. Só um líder suficientemente atento e sensível entenderá o que move cada um: “cada pessoa motiva-se por uma razão diferente.”

 

O segredo da motivação está, portanto, na identificação do que estimula o profissional, levando-o a atribuir sentido e significado ao trabalho realizado.

Obviamente, que esta não é uma tarefa fácil. Mas, existem inúmeras possibilidades. Todas elas ao alcance de cada um, cabendo ao bom líder ajustar a sua performance em função das necessidades observadas. Por exemplo:

1. Alinhar as expectativas;

2. Promover o agradecimento pessoal e verbal;

3. Implementar a promoção por desempenho.

4. Desenvolver e estimular o trabalho em equipa, reconhecendo e identificando as necessidades dos membros pertencentes à mesma.

 

Para concluir, importa reter que a motivação cria diferencial competitivo e que pessoas motivadas são mais produtivas, contribuindo naturalmente para um bom clima organizacional.

Pensemos sobre isto e mãos à obra!

Bem hajam.

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