Para quem dinamiza pessoas no seu projecto pessoal e se enquadra como empregador, deixo aqui estas dicas que considero não só essenciais como talvez a estratégia para o êxito e prosperidade laboral.
É fundamental compreender que o homem é movido por uma força interior, mas, para que seja satisfatória, e traga bem-estar, é estimulada por factores externos, portanto a nível profissional, quando o colaborador trabalha com satisfação é sinal de mais resultado e mais rentabilidade para a organização.
Posto isto, como empregador considere estes pontos, ou como empregado, faça-os chegar a quem de direito:
1 - Uma tarefas fundamentais dos bons gestores é manter os seus colaboradores satisfeitos e motivados, para que assim possam exercer as suas funções com o rendimento esperado pela organização, de forma prazerosa e satisfatória.
2 - Tenha como referência que para além da remuneração (que já foi provado não ser o principal factor motivacional do ser humano), existem outros factores de motivação: as relações interpessoais, o ambiente de trabalho, o relacionamento com as chefias. Certifique-se como estão estes factores e desenvolva estratégias que possibilitem também a sua realização.
3 - A liderança exercida com democracia revela que o respeito para com as pessoas, sem as forçar, envolvendo-as nos processo de acções para o objectivo, é das melhores atitudes a ter, gerando nas pessoas o sentimento de pertença, valorização e estima, e desta forma sentem-se seguras e livres para executar da melhor forma possível as suas tarefas.
4 - Tenha em mente também a questão da ambição económica e do status, que muitos procuram realizar, cabendo aos gestores a complicada tarefa de conseguir fazer dos seus colaboradores, aliados, de forma benéfica para todos na organização.
5 -Em média as pessoas passam um terço do seu dia nos locais de trabalho, significa que o clima organizacional está intimamente relacionado com o grau de motivação dos seus participantes. Logo, aqui é essencial o clima organizacional, nomeadamente dinamizar estratégias para que o "processo" de trabalho condicione as condições para que cada colaborador se possa realizar nas suas necessidades.
Com todo o movimento actual da globalização, as questões de competitividade e lucratividade das empresas, mesmo com o crescimento da tecnologia e o uso constante das máquinas, só podem ser resolvidas através da equipa de trabalho que estão à frente do atendimento aos clientes.
Vale a pena, diariamente lembrar-se disto e deixar espaço na agenda para que tudo o que estiver ao nosso alcance seja feito.
Bem hajam.