Continuando este assunto que abordámos em edição anterior, onde poderá rever os benefícios dos hábitos chave exercício físico e dormir, apresentaremos de seguida mais alguns hábitos quese diferenciam dos hábitos comuns, uma vez que provocam reações em cadeia que ajudam outros bons hábitos a ocorrer.
Hábito Chave 3: Meditação
A meditação é outro poderoso hábito chave fundamental que causa um “efeito dominó” no comportamento positivo. Diversos estudos demonstraram que a meditação regular influência a densidade da matéria cinzenta no cérebro (em especial na amígdala - a área do cérebro responsável pela resposta de luta ou fuga). Por outras palavras, o cérebro muda fisicamente através da meditação — chama-se a isto "neuroplasticidade". É por isto que a meditação regular reduz o stresse e a ansiedade e aumenta o controle emocional, ajudando-o a tomar melhores decisões (especialmente em situações stressantes) e, no geral, equilibrar o estado de humor.
Meditação → diminuição do stresse/ansiedade → melhor humor
Meditação → maior controle emocional → melhor tomada de decisão
Uma outra parte do cérebro que também aumenta a quantidade de matéria cinzenta é o córtex pré-frontal, que é a área do cérebro responsável pela força de vontade, tomada de decisão, planeamento e atenção.
Portanto, a meditação regular leva a um maior foco, melhor tomada de decisão e maior produtividade.
Meditação → aumento da força de vontade → menos procrastinação
Meditação → atenção aumentada → melhor foco → maior produtividade
Em suma, a meditação é um poderoso hábito chave que leva a uma série de efeitos positivos e comportamentos produtivos.
Os benefícios no aumento do desempenho cognitivo e na diminuição da reatividade emocional que proporciona faz-nos sentir e ter melhor desempenho em todos os aspetos das nossas vidas.
Continuaremos na próxima edição a explorar este tema dos hábitos chave.
Bem hajam, e boas meditações