Charles Duhigg, autor de “O Poder do Hábito”, definiu o termo "hábitos chave" como sendo os hábitos que se diferenciam dos hábitos comuns, pois provocam reacções em cadeia que ajudam outros bons hábitos a ocorrer.
Por outras palavras, seguir um “hábito chave” desencadeia um efeito de ondulação positivo que automaticamente leva a múltiplos comportamentos produtivos, sendo esta a ideia central.
Significa isto, que não necessita praticar dezenas de hábitos para melhorar a sua vida, o que acontece muitas vezes, ficando sobrecarregado com tudo o que “deveria” fazer de acordo com os especialistas.
Assim, basta seguir alguns “hábitos chave” e automaticamente terá um efeito “cascata” de benefícios positivos e produtivos.
Hábito Chave 1: Exercício
O exercício é um dos hábitos mais poderosos. As pesquisas mostram que exercício regular (cerca de três vezes por semana) leva a hábitos alimentares mais saudáveis, melhoria do sono, aumento do controle emocional, menos stresse, melhor estado de humor e aumento da produtividade no trabalho.
É por isso que o exercício é um hábito tão poderoso, que causa um enorme efeito progressivo ao longo de toda a sua vida:
Exercício → melhor sono → aumento de produtividade + melhor humor
Exercício → hábitos alimentares mais saudáveis → mais energia → aumento da produtividade
Exercício → menos stresse → melhor controle emocional + melhor humor
Este hábito fá-lo-á sentir-se mais energizado e motivado para perseguir os seus objectivos, menos stressado, despertando a confiança. E após o exercício sentirá os efeitos prolongados ao longo do dia e dos próximos dias.
Hábito Chave 2: Dormir
Muitas vezes ouvimos que para ter sucesso, temos que nos esforçarmos muito, inclusivamente abdicar do sono. Seria bom acabar com essa ideia. Se quer melhorar a sua vida, necessita precisa começar a priorizar o sono. É a base para um dia altamente produtivo.
As pesquisas mostram que será mais energizado, produtivo e com um melhor estado de humor depois de uma boa noite de sono, accionando automaticamente uma série de comportamentos produtivos.
Melhor sono → aumento da energia → aumento da produtividade
Melhor sono → melhor estado de humor → menos stresse
Um estudo relatou que, em média, as pessoas que dormem de 5 a 6 horas são 19% menos produtivas do que aquelas que dormem de 7 a 8 horas por noite. Pior ainda, aqueles que dormem menos de 5 horas por noite tendem a ser 29% menos produtivos.
Isso porque a falta de sono também desencadeia um efeito cascata — um efeito de ondulação negativo. As pesquisas mostram que a falta de sono leva à fadiga, “neblina cerebral”, desempenho cognitivo prejudicado e baixa força de vontade. Isto leva a comportamentos indesejados como procrastinação, falta de foco e irritabilidade.
Falta de sono → névoa cerebral → irritabilidade + falta de foco
Falta de sono → baixa força de vontade → procrastinação
Em suma, o sono é um dos hábitos mais poderosos. Quando faz disso uma prioridade, encontrará outros comportamentos produtivos e positivos fluindo mais facilmente. E quando o negligencia, pode desencadear uma série de comportamentos negativos que limitam a sua produtividade, desempenho e felicidade.
Na próxima edição, apresento-vos os outros dois hábitos chave.
Bem hajam.