Finalizando este tema, segue o 4º hábito chave que se diferencia dos hábitos comuns, uma vez que provoca reacções em cadeia que ajuda outros bons hábitos a ocorrer.
Como usa o seu tempo será como viverá a sua vida. E a maneira mais eficaz de controlar o seu tempo é através do planeamento diário. A maioria das pessoas diz que quer ganhar mais dinheiro, ter um melhor relacionamento, ter um corpo mais em forma e alcançar grandes objectivos, no entanto, continuam apenas na intenção, nunca fazendo um progresso real em direcção a esses objectivos. Isso ocorre porque a maioria das pessoas não consegue transformar as suas intenções em planos altamente específicos.
Não importa o quão motivado esteja, se quer ter sucesso em algo, necessita fazer um planeamento para isso. Alguns estudos mostraram que transformar uma intenção num plano específico torna‑o três vezes mais propenso a fazê‑lo (aumentando a taxa de realiza‑ ção de 34% para 91%).
Isto porque o planeamento leva à clareza e à responsabilização, o que leva à produtividade.
Planeamento diário → maior clareza → aumento da produtividade Planeamento diário → maior responsabilidade → aumento da produtividade
Parafraseando a conclusão de um estudo de Harvard; as pessoas acreditam erroneamente que as suas fortes intenções são suficientes para impulsioná‑los a realizar comportamentos desejados. Por outras palavras, não importa o quão motivado esteja para fazer algo, não fique apenas na intenção, transforme a intenção num plano específico.
Ficando apenas como uma intenção abstracta, deixará o seu desempenho ao acaso. E é isto que fazem os amadores. Por exemplo, se se quiser exercitar mais, planeie todos os seus treinos para a próxima semana. Se quiser escrever mais no seu Blog, planeie todas as suas sessões de escrita para o próximo mês. E se quiser ler mais livros, planeie uma sessão de leitura diária.
Em suma, o planeamento diário é um poderoso “hábito chave” fundamental porque o mero acto de planejar faz com que seja muito mais propenso a seguir em frente com cada actividade.
Bem hajam, e bons planeamentos.