Mais de centena e meia de pessoas acolheram o convite do Grupo de Catequese da Maxieira, que contou também com a presença do presidente da Junta de Freguesia de Fátima, Humberto Silva, e do pároco de Fátima, padre Rui Marto, ambos naturais daquela comunidade.
O autor da peça teatral, escrita a pedido da direção nacional do Movimento da Mensagem de Fátima para a peregrinação nacional da associação, é Manuel Arouca. Os actores em palco são crianças e jovens da Paróquia de Fátima.
Em declarações ao Notícias de Fátima, Manuel Arouca recorda como se inspirou para escrever a obra: “Um dia estava a olhar para a janela do quarto e como senti aquela luz que entrava na janela do quarto do Francisco quando já estava muito doente, e aí veio a epifania de escrever a peça recordando os últimos momentos do Francisco”.
A base para o argumento foram as memórias da irmã Lúcia, explica o autor. “Foi tudo muito rápido e abençoado, a mensagem que pretendo destacar é a de como o sofrimento tem um lado santo, e de como, naquela hora da verdade, Francisco dá o testemunho de que Deus é o mais importante na vida de cada um de nós”.
No mesmo contexto, a peça teatral também faz memória de alguns momentos marcantes das aparições do Anjo e de Nossa Senhora.
Créditos das Fotografias: Luís Ferreira