A visita começou ao início da tarde junto da igreja matriz e o percurso fez-se com breves paragens junto das igrejas ou nos largos de cada comunidade, para um momento de louvor, oração e bênção. Além desses lugares, o Senhor dos Passos fez uma paragem diante da Santa Casa da Misericórdia de Fátima-Ourém e junto do quartel dos Bombeiros de Fátima. Quer na zona mais urbana quer nas aldeias, a população saiu à rua e em cada lugar houve pessoas para receber o Senhor dos Passos.
A cada paragem, o pároco de Fátima explicou a acção pastoral, a significar o caminho de Jesus até o Calvário. Depois da saudação inicial, e de um momento de escuta de um poema ao Senhor dos Passos, de uma música de Tozé Brito – “Jesus eu Amo-te” –, e de uns trechos da Paixão segundo São Mateus de Bach, seguia-se o breve momento de oração coordenado e a bênção e saudação pascal às pessoas e às instituições.
Concluída a acção, o pároco, padre Rui Marto, agradece à população de Fátima, pelo apoio à organização e pela participação, e à Paróquia da Atouguia que emprestou a imagem do Senhor dos Passos.
A reportagem será disponibilizada na íntegra na edição de 1 de Anril de 2021. Fotografia de abertura: Dulce Frazão