A Equipa de Acolhimento Local (EAL) para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 continua a percorrer a paróquia com sessões de informação sobre este grande evento celebração que decorrerá em Lisboa de 1 a 6 de Agosto de 2023, com actividades antes da sua rea‑ lização nas dioceses, e também na Diocese de Leiria‑Fátima.
Depois da sessão de apresentação no Salão Paroquial, seguiu‑se o Montelo, o Agrupamento de Escuteiros e, esta semana, a Cova da Iria, na Escola Infantil Jacinta Marto.
“Independentemente do lugar onde se realiza a sessão, todos estão convidados a participar. Queremos envolver todos os jovens na participação da JMJ em Lisboa e todas as famílias e instituições no acolhimento aos jovens que nos virão visitar”, refere a EAL.
Participação nas Jornadas
Sobre a participação dos jovens residentes em Fátima nas JMJ Lisboa 2023, na primeira semana se Agosto, a EAL recorda que os jovens de Fátima são chamados a inscrever‑se integrados no grupo diocesano, assim que do Comité Organizador Dioce‑ sano abra essa possibilidade de inscrição.
Acolhimento dos Jovens em Fátima
Na semana que antecede a realização da JMJ em Lisboa, entre 26 e 31 de Julho de 2023, toda a comunidade é chamada a acolher os jovens que visitarão Fátima. A este nível, a EAL indica que a colaboração se dará a dois níveis.
O primeiro tem que ver com o acolhimento em alojamento dos jovens que virão a Fátima para os chamados Dias nas Dioceses ou Pré‑Jornadas, Nesta vertente é chamada a colaboração das famílias e instituições locais no acolhimento aos jovens, de forma individual ou colectiva, desde 2 jovens aos que cada família/instituição puder acolher, garantindo condições de dormida (cama, colchão ou sofá‑cama), pequeno‑almoço e talvez alguma refeição principal. Eventualmente, poderá ser necessário que os jovens passem um dia completo com a família/ entidade.
A segunda forma para a qual a comunidade é chamada a colaborar está relacionada com a preparação do programa da pré‑jornada a nível local. Neste âmbito é muito importante a adesão dos jovens locais, que mais do que ninguém saberão receber os jovens que Fátima receberá, e é fundamental a adesão das associações e instituições locais com vista à preparação de um pro‑ grama de acções para esses dias antes dos eventos‑celebrações em Lisboa.
Contactos da EAL: paroquia‑ fatimajmj23@gmail.com