“Luz da Paz de Belém: Serviço, o amor em acção” é o lema desta cerimónia internacional para a qual são convidados os escuteiros e suas famílias, a comunidade paroquial e todos quantos se sintam interpelados pelas intenções da celebração.
Viver o tema proposto, designadamente “Serviço, o amor em acção”, possibilitar o encontro com outras pessoas e reforçar a comunhão com todos quantos pelo mundo inteiro trabalham pela paz, são os objetivos principais desta acção.
A iniciativa teve início em 1986, promovida e organizada pelo grupo de televisão e rádio austríaco Austrian Broadcasting Company como parte de uma campanha de caridade para crianças em dificuldade na Áustria e países vizinhos.
Desde 1989 que esta acção tem sido concretizada em cooperação com Escuteiros e Guias de inúmeros países, o que permite que a Luz seja partilhada pela Europa e fora dela, ganhando assim uma dimensão e notoriedade mundial.
Todos os anos, uma criança austríaca é escolhida para recolher a Luz na Gruta da Natividade, em Belém. Este ano, a Luz foi partilhada no dia 14 de Dezembro em Viena na Áustria, tendo participado representantes de inúmeros países.
O Agrupamento de Escuteiros de Fátima trará a Fátima a Luz da Paz de Belém na próxima quarta-feira, convidando toda a comunidade a participar nesta iniciativa.