Com esta visita, José Marques de Sousa, presidente desde Janeiro de 2020, cumpre um dos seus objectivos: o de visitar os dois núcleos paroquiais da Cáritas em Leiria, nomeadamente os de Caranguejeira e de Fátima. A sede e serviços centrais da Cáritas diocesana estão localizados em Cruz d’Areia, Leiria.
“Esta minha visita é para conhecer as estruturas paroquiais, para manifestar a abertura, apoio e agradecimento da Cáritas diocesana a estes projectos. Enquanto Cáritas diocesana cabe‑nos olhar para as necessidades que as Cáritas paroquiais têm e procurar ajudar. A comunidade Cáritas é uma grande família”, explicou para mostrar que um dos seus objectivos enquanto presidente tem que ver com dar a conhecer dentro da Igreja e fora dela a missão da Cáritas.
A sede da Cáritas Paroquial de Fátima funciona desde 2013 na Casa das Almas, propriedade da Confraria das Almas, que a cedeu sob empréstimo à Cáritas Paroquial. Esta localização, refere o pároco de Fátima, permitiu um melhor “reconhecimento deste serviço por parte da população e dar uma maior estrutura e organização à Cáritas Paroquial”.
A sede tem duas salas principais, a de depósito/despensa e entrega dos bens e, ao lado, a sala de espera/acolhimento. Sob a coordenação da direcção, presidida por Eugénia Silva, a Cáritas conta com o serviço voluntário de cerca de duas dezenas de pessoas das diferentes comunidades paroquiais, que se revessam na resposta social e de atendimento ao público, actualmente às terças‑feiras, entre as 16:00 e as 17:00, e aos sábados, entre as 9:30 e as 10:30.
A reportagem desta visita foi disponibilizada na edição de 1 de Abril de 2021