Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB
Home Paróquia Vigararia reflecte sobre as novas unidades pastorais

Vigararia reflecte sobre as novas unidades pastorais

Paróquia - 9 de maio, 2024
Representantes das quatro paróquias que integram a vigaria de Fátima estiveram reunidos em assembleia na tarde de sábado, 27 de Abril, no salão paroquial de Atouguia, para partilhar o resultado das reflexões sobre as unidades pastorais, um novo modelo de organização, constituído por um grupo de paróquias mais alargado, que está a começar a ser implementado em várias dioceses, para dar resposta à nova realidade da Igreja, nomeadamente no que diz respeito à falta de sacerdotes.

 Após reflectir sobre esta questão, a paróquia de Atouguia concluiu que a implementação será “difícil”, já que os lugares que constituem esta paróquia têm características “bastante diferentes”, por outro lado “existe pouco sentido de comunidade”. Já a paróquia de Fátima chegou à conclusão de que “na prática já existe uma unidade pastoral e o seu funcionamento é muito positivo”. A paróquia de Santa Catarina da Serra, por sua vez, acredita que “as unidades pastorais poderão ser uma oportunidade para a criação de projectos em comum a vários níveis” e para “nos tornarmos mais e melhor Igreja”. Porém, reconheceu que a criação destas unidades pastorais só será possível se houver uma “maior abertura, articulação, interacção e coordenação entre os párocos e comunidades em geral”. Por fim, a paróquia de São Mamede defendeu que “devemos assumir as unidades pastorais como um projecto da nossa Igreja”.

No final, o bispo da Diocese de Leiria-Fátima salientou que “as paróquias não desaparecem, pelo contrário, são o local onde vamos fazer esta experiência”. D. José Ornelas mostrou-se preocupado com a falta de sacerdotes. “Já fiz seis funerais de sacerdotes desde que cheguei a esta diocese [há cerca de dois anos]. Também é preocupante”, disse, mas sublinhou que “não é simplesmente o padre que faz a comunidade; há comunidades com poucos padres onde a Igreja é mais viva”. “Temos de mudar a nossa maneira de sermos membros da comunidade”, defendeu e salientou: “A Igreja somos nós”. 

 

Leia a notícia completa na edição impressa do Noticias de Fátima no dia 10 de maio de 2024.

Como colaborar | Notícias de Fátima (noticiasdefatima.pt)

Mais Notícias Paróquia