Foi com “muita alegria” e com o convite para um momento “que é de encontro, de oração, de alegria e convívio”, que o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, comunicou, através de uma mensagem em vídeo, a realização da peregrinação.
A peregrinação da comunidade surda em Portugal tem início no sábado, 12 de Setembro, pelas 17h30, com o acolhimento. Pelas 21h30, o grupo de peregrinos participa no rosário e procissão das velas, inseridos no programa da peregrinação internacional aniversária. No rosário, um peregrino surdo recitará um mistério em Língua Gestual Portuguesa. Pelas 22h30 o grupo participa na celebração da Palavra e procissão do silêncio.
No domingo, dia 13, o programa da peregrinação tem início pelas 10h00 com uma catequese sobre a Mensagem de Fátima. Pelas 15h00, na Basílica da Santíssima Trindade, é celebrada missa com interpretação em Língua Gestual Portuguesa.
Em informação enviada às redacções, o Santuário de Fátima recorda que a primeira peregrinação da comunidade surda ocorreu em Setembro de 2015 e contou com cerca de três dezenas de participantes. Esta primeira peregrinação realizou-se dois anos após o Santuário ter começado a celebrar uma missa semanal com interpretação em Língua Gestual Portuguesa.
O Grupo de Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa do Santuário de Fátima é actualmente composto por 12 elementos que, semanalmente, ao domingo, interpretam em Língua Gestual Portuguesa a missa das 15h00, na Basílica da Santíssima Trindade.
Fotografia: Santuário de Fátima