Além do legado, o Papa Francisco deixa inúmeras frases marcantes e inspiradoras. Entre elas, o padre Leonel Batista destaca a seguinte: “Quando olharmos alguém de cima para baixo que seja para o ajudar a levantar-se”.
Quanto ao novo líder da Igreja Católica, o pároco de Fátima acredita que irá dar “alguma continuidade” ao trabalho iniciado pelo Papa Francisco. Tal como acontece nas paróquias, quando o novo pároco inicia funções não corta “com tudo, há uma certa continuidade”, até porque sendo a Igreja uma “estrutura grande tem que haver alguma continuidade”, diz.
Por outro lado, “as reformas levam o seu tempo, porque é preciso criar mentalidades”, acrescenta. “Basta pensar que o Vaticano II já foi em 1960 e algumas coisas ainda estão agora a vir ao de cima, por isso o próximo Santo Padre necessariamente também irá continuar o legado que já vem de trás, que não é do Papa Francisco, mas é de toda uma Igreja, e há de depois colocar também um cunho pessoal, mas será sempre algo ligado ao que já está para trás”.
A paróquia de Fátima associou-se às inúmeras iniciativas de oração em memória do Papa Francisco que tem acontecido um pouco por todo o mundo. Na segunda-feira, dia da morte do Papa Francisco, a habitual missa das 19h teve como intenção especial o Papa Francisco. Além disso, na missa da Primeira Comunhão, marcada para 4 de maio, as crianças vão rezar para que “o novo Santo Padre possa ter as graças necessárias para dar continuidade ao conhecimento de Jesus Cristo a todos”, adianta o padre Leonel Batista.