Há precisamente um ano, no início de Fevereiro, o Notícias de Fátima teve oportunidade de falar com a autora, natural de Barcelos e voluntária no Santuário de Fatima. Naquele momento a obra ainda estava na fase de investigação e escrita.
Na ocasião a autora sintetizou que a mais nova dos Três Pastorinhos residiu doze dias no Orfanato de Nossa Senhora dos Milagres, actual Mosteiro do Imaculado Coração de Maria / das Clarissas, na Estrela, antes do internamento no Hospital Dona Estefânia, onde esteve dezoito dias, até ao momento da sua morte, a 20 de Fevereiro de 1920, e que nos quatro dias seguintes à sua morte, Jacinta foi velada na Igreja dos Anjos, e que era precisamente este tempo em Lisboa o foco da sua investigação.
Agora publicada, a obra infanto-juvenil integra a secção Histórias para Contar da Paulus Editora.
Na sinopse online, a obra é apresentada pela editora desta forma: "Gostas de viajar? Sabes que hoje em dia não é nada como antigamente, e se calhar já ouviste várias vezes os teus pais ou os teus avós dizerem: antigamente é que era bom… Olha que não. Com esta viagem especial vais ver que tudo mudou, e vais conhecer a vida de uma menina muito especial e que fez uma viagem mais especial ainda. Vamos com ela nesta aventura?"
Imagem da capa: https://paulus.pt/a-viagem-de-jacinta-marto